Verdinhas neste tópico  1.559 
Página 1 de 60 1231151 ... ÚltimaÚltima

Ações - Buy & Hold / Análise Fundamentalista

Membro
    Registro
    Dec 2003
    Verdinhas antigas
    255
    Verdinhas
    331

Padrão Ações - Buy & Hold / Análise Fundamentalista

Pessoal,

Já temos um ótimo tópico sobre ações criado pelo @Wakko_Tm , mas o mesmo é mais voltado para discussões de análise técnica e gráfica. Em postagens recentes, verificamos a demanda por um tópico específico de análise de valor, de forma a termos uma melhor organização com relação aos diferentes tipos de discussão.

O que é Análise Fundamentalista?

O principal foco da análise fundamentalista é encontrar empresas de qualidade, que possuam fundamentos atraentes, e cujo preço atual seja menor do que o seu valor intrínseco. Ao comprar ações de uma empresa, a intenção é de mantê-las pelo longo prazo (daí vem o buy & hold do título), a menos que em algum momento os fundamentos da empresa sejam modificados negativamente de forma inesperada ou o mercado passe a precificá-la de forma incompatível com seu valor intrínseco. Nessa modalidade de investimento, vemos cada ação de fato como um negócio em que estamos considerando entrar como sócios, portanto a devida diligência deve ser realizada da mesma forma que seria se fôssemos comprar a empresa por completo.

O investidor fundamentalista acredita que o mercado é ineficiente. Ou seja, a cada momento existem tanto empresas caras (negociadas acima do seu valor intrínseco -- por melhor que sejam, deve-se ficar de fora e esperar por uma boa oportunidade de compra) quanto empresas baratas (negociadas abaixo do seu valor intrínseco). Apesar dessa ineficiência, mesmo após comprar uma boa ação em um preço atraente, é impossivel saber quando o mercado vai precificá-la de forma justa, daí vem a paciência necessária para ser um bom investidor de valor, pois às vezes é preciso manter uma ação por anos até ser recompensado.

A grande maioria dos grandes investidores de todos os tempos podem ser classificados como investidores fundamentalistas. Para citar apenas alguns poucos exemplos:

• Warren Buffett

• Peter Lynch

• Joel Greenblatt

• Luiz Barsi

Sites úteis

• Fundamentus (http://fundamentus.com.br/) - Um dos melhores sites para encontrar informações financeiras e fundamentalistas de empresas listadas em bolsa, também inclui vários múltiplos que são úteis nas avaliações das mesmas, além de alguns gráficos históricos e a possibilidade de baixar balanços antigos em formato de Excel.

Livros recomendados

• O Jeito Warren Buffett de Investir (The Warren Buffett Way) - Considero este livro quase como uma bíblia da análise fundamentalista. O autor faz um resumo da vida e carreira do Warren Buffett, explicando como ele desenvolveu as ideias que o levaram a se tornar o maior investidor da história. Em uma das seções, o autor detalha diversos investimentos que o Buffett fez ao longo de décadas e explica o pensamento por trás de cada um deles. Fantástico!

• O Jeito Peter Lynch de Investir (One Up on Wall Street) - Peter Lynch foi um grande investidor que durante 13 anos (de 1977 a 1990) comandou o maior fundo de investimentos do mundo (Fidelity Magellan) e obteve rendimento médio de 29% ao ano, acima até mesmo de Warren Buffett neste período. O livro é bem divertido de ler e o Lynch explica com muita lucidez tanto seus investimentos de sucesso quanto suas falhas ao longo da carreira. Ao contrário do Buffett que busca um portifólio de empresas bem restrito, quase que inteiramente focado em líderes de mercado, o Peter Lynch gosta de maior diversificação em sua carteira, e investe em empresas nas mais diversas situações, com um carinho especial por empresas menores que possam multiplicar em diversas vezes o seu valor. Só não gosto do título do livro em português que tenta pegar carona no livro do Buffett, mas paciência...

• A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt (The Little Book that Beats the Market) - Joel Greenblatt é outro gestor de fundos de investimento de enorme sucesso que ao longo de mais de 20 anos (entre 1985 e 2006) conseguiu um retorno médio na casa de 40% ao ano. O livro é bem simples e fácil de ler e oferece uma fórmula que, segundo o mesmo, permite encontrar facilmente ações de qualidade e com bom potencial de valorização.

• Investindo em Small Caps - Esse é um livro brasileiro que li recentemente e achei fantástico. Apesar do título, os ensinamentos contidos no livro em sua maioria servem para todo tipo de empresa, não apenas small caps. O autor utiliza várias boas referências e em muitos momentos o livro serve praticamente como uma coletânea de bons ensinamentos sobre análise fundamentalista.

• O Investidor Inteligente (The Intelligent Investor) de Benjamin Graham e Ações Comuns, Lucros Extraordinários (Common Stocks and Uncommon Profits) de Philip Fisher - Ainda não tive a oportunidade de ler esses livros, mas cito aqui pois são clássicos da análise fundamentalista e ambos os autores tiveram influências enormes na filosofia de Warren Buffett e na análise fundamentalista em geral. Benjamin Graham foi um dos primeiros a tratar a bolsa não apenas como um "jogo de azar", mas sim como uma forma concreta de ganhar dinheiro. Sua filosofia era a de buscar empresas baratas, independente da qualidade de sua gestão e prospectos futuros, e investir por um tempo relativamente curto, vendendo-as depois com algum lucro. Philip Fisher expandiu as ideias de Graham ao perceber que fazia sentido focar não apenas nas empresas baratas, mas mais especificamente nas empresas baratas e com qualidade. Além disso, ao encontrar uma empresa dessas, era mais interessante mantê-la por mais tempo no portifólio em vez de vender com rapidez, pois a mesma poderia continuar a gerar lucros e bons resultados por muito mais tempo.

---

Não faz tanto tempo assim que invisto diretamente em ações, mas desde que comecei a estudar e me aprofundar no assunto tive a convicção de que a melhor forma de obter ganhos consistentes no longo prazo é através da análise fundamentalista. A cada mês venho aumentando a alocação de renda variável dentro do meu total de investimentos, sempre com empresas de qualidade que me pareçam atraentes no preço corrente.

Espero que nesse tópico possamos discutir estratégias de avaliação de empresas, ferramentas diversas, múltiplos, sites, entre outros. Fiquem à vontade para expandir no pouco que falei nessa postagem inicial. Como diria Warren Buffett: "Não é necessário fazer coisas extraordinárias para ter resultados extraordinários."

Um abraço a todos e bons investimentos para nós!

2. # Publicidade
    Publicidade

Membro Avatar de davidmsvc
    Registro
    Feb 2015
    Verdinhas antigas
    50
    Verdinhas
    51

Padrão Ações - Buy & Hold / Análise Fundamentalista

Ótimo tópico! Estava faltando realmente, comecei o Buy and Hold no início do ano e tenho estudado bastante o tema. Aguardando mais postagens agregadoras de conhecimento.

Última edição por davidmsvc : 28-08-2017 às 21:24
  4. Alienware Alpha I3
    Steam: davidmsvc
    PSN: davidmsvc

Membro
    Registro
    Oct 2016
    Verdinhas antigas
    171
    Verdinhas
    173

Padrão

Citação Citando bquest Ver mensagem
    O investidor fundamentalista acredita que o mercado é ineficiente. Ou seja, a cada momento existem tanto empresas caras (negociadas acima do seu valor intrínseco -- por melhor que sejam, deve-se ficar de fora e esperar por uma boa oportunidade de compra) quanto empresas baratas (negociadas abaixo do seu valor intrínseco). Apesar dessa ineficiência, mesmo após comprar uma boa ação em um preço atraente, é impossivel saber quando o mercado vai precificá-la de forma justa, daí vem a paciência necessária para ser um bom investidor de valor, pois às vezes é preciso manter uma ação por anos até ser recompensado.
    bastter está se revirando

Membro
    Autor do tópico
    Registro
    Dec 2003
    Verdinhas antigas
    255
    Verdinhas
    331

Padrão

Citação Citando JGalt Ver mensagem
    bastter está se revirando
    Opa, pode explicar melhor? Não acompanho a fundo o Bastter e não quero desmerecê-lo, mas sei que ele costuma falar que "preço não importa", o que vai contra muito daquilo que já li com relação à análise fundamentalista. Ele de fato usa o viés fundamentalista em suas análises? A ideia do tópico é justamente fomentar esse tipo de discussão, então gostaria de entender melhor!

Segue link do Barsi falando sobre o assunto:

EDIT: O próprio Barsi possui também um conceito muito interessante que é o da "boca de jacaré". Um bom investidor fundamentalista deve manter uma reserva de caixa que serve como preparo para aproveitar momentos de instabilidade no mercado e comprar boas ações que poderiam estar previamente caras a preços interessantes (o famigerado 18/05 ofereceu ótimas oportunidades).

Obviamente, a definição de "caro" quando se trata de investimento é bem subjetiva e depende inclusive das perspectivas do investidor com relação ao futuro da empresa que está sendo analisada. Mesmo uma empresa que esteja com o seu preço na máxima histórica pode ser considerada barata caso seus fundamentos assim indiquem, e Buffett já dizia: "Melhor comprar um negócio maravilhoso a um preço razoável do que um negócio razoável a um preço maravilhoso."
    Última edição por bquest : 28-08-2017 às 22:07

Membro
    Registro
    Jun 2004
    Verdinhas antigas
    1062
    Verdinhas
    1095

Padrão

Citação Citando bquest Ver mensagem
    Não acompanho a fundo o Bastter e não quero desmerecê-lo, mas sei que ele costuma falar que "preço não importa...."
    Uma das coisas que precisamos aprender é justamente filtrar as informações e despertar a nossa própria crítica.

O Bastter fala que preço não importa, pois a longo prazo essa diferença é diluída e não tem relevância alguma. Ele está certo sim! Mas, se reparar nos vídeos dele, verá que reforça dizendo que na queda, é oportunidade de compra e aumentar a posição. Então, tem uma certa incoerência aí. Então, como preço não importa se a empresa tem fundamentos sólidos?

Sugiro acompanhar o Suno Research. O Thiago Reis é fodão mesmo.... É partidário de B&H e deixa claro que preço importa sim.

Agora, minha experiência de iniciante (isso existe?...hehe): eu acho que preço tem importância sim, quando a empresa é boa. Eu estava com algumas posições, e quando deu o circuit breaker, comprei diversas ações que hoje já valorizam 30% no mínimo. Um outro exemplo: estava acompanhando a MDIAS e sempre gostei dos fundamentos dela. Só não comprava porque achava caro e não paga dividendos com frequencia. A ação começou a cair e fui acompanhando... e quando estabilizou, decidi comprar 4 lotes padrão. Isso foi há 3 dias e já valorizou 13%! É obvio que poderia cair, mas me balizei no suporte e deu certo. Então, reforça o que o Bastter também fala, de, nessa situação, aumentar a posição quando a empresa tem bons fundamentos.

Enfim, nada é certo... mas temos que se antenar para mitigar os riscos.

Membro Avatar de .longo.
    Registro
    Sep 2005
    Verdinhas antigas
    943
    Verdinhas
    968

Padrão

Excelente tópico! Assim que der um tempo, vou contribuir com esse tópico.

Sobre a questão do preço no B&H, é uma informação importante na própria análise, mas se a empresa realmente for boa e se manter assim ad eternum, essa diferença tende a ser bastante diluída.

Ou seja, vamos supor que todo mês você compre 1000 reais em ações de uma determinada empresa. Imaginemos um cenário em que você acerte a compra no menor preço do mês. Quando comparamos com o pior cenário possível (compra na maior cotação do mês).
    A diferença é muito pequena, quando vista no longo prazo.

Outro ponto é o seguinte: se a ação caiu muito de preço, pode ser que realmente exista um motivo para tal. (Não estou falando de notícias aqui).

A metodologia sugerida pelo Bastter é bastante interessante e fácil de ser compreendida, mas há uma série de outras análises que podem e devem ser feitas antes de decidir pela compra de algum papel.

Membro Avatar de Jay Paladino
    Registro
    Oct 2013
    Verdinhas antigas
    927
    Verdinhas
    936

Padrão

Acrescentando ao topico, site top para analise fundamentalista:
    http://eduardocavalcanti.com/login
    Precisa de cadastro, ele fez um video para cada ação na bolsa, analisando balanços e tal, é muito bom para quem está começando.
    Para quem não quer se cadastrar tem os videos no YT
    https://www.youtube.com/channel/UC72...HlP3FRg/videos

Membro Avatar de Boleto Vencido
    Registro
    Nov 2014
    Verdinhas antigas
    122
    Verdinhas
    124

Padrão

Bom tópico,espero que não seja como um grupo criado recentemente no facebook,os caras ficam que nem papagaios repetindo tudo que escutam,"blá,blá blá,buy and hold,blá,blá,blá dividendos,ou seja, na teoria sabem o que fazer,mas na prática duvido que tenham culhões pra não se importar com cotação na hora da compra,pra manter posição quando a ação cai 30% ou mais.

Nesse tempo de mercado que tenho,se alguém me pedisse alguma dica eu diria: Trace uma estratégia e siga ela a risca.

Luís Barsi tem muito dinheiro,40 anos de bolsa. Warren Buffet nem se fala. Se chegaram aonde estão é porque seguiram as próprias estratégias e não as dos outros.

A minha,no momento é comprar o máximo de UNIP6 que conseguir. All in. Eu sei que muitos falam em diversificação,não colocar todos os ovos em uma única cesta. FODA-SE,esta é a minha estratégia.

Na minha opinião a Unipar é uma excelente empresa,só peca pela baixa liquidez,está descontadíssima.
    Última edição por Boleto Vencido : 29-08-2017 às 11:28

Membro Avatar de André
    Registro
    Nov 2008
    Verdinhas antigas
    5440
    Verdinhas
    5079

Padrão

Quando o Bastter fala que preço não importa é que no longo prazo, a diferença entre comprar na mínima ou na máxima é pequena. Para o pequeno investidor como nós, ficar tentando achar topos e fundos é muito difícil.

Aportes de 100 reais na ambev, de 1997 até agosto/2017. Simulação feita comprando a máxima, na mínima e aleatoriamente em cada mês. É a isso que o Bastter se refere.
    Última edição por André : 29-08-2017 às 11:36
  12. Citação Citando bradokk Ver mensagem
    todos que votam no pt são otários

Membro Avatar de Freud
    Registro
    Oct 2014
    Verdinhas antigas
    941
    Verdinhas
    947

Padrão

Citação Citando André Ver mensagem
    Quando o Bastter fala que preço não importa é que no longo prazo, a diferença entre comprar na mínima ou na máxima é pequena. Para o pequeno investidor como nós, ficar tentando achar topos e fundos é muito difícil.

https://bastter.com/mercado/arquivos...291f093fa2.JPG

Aportes de 100 reais na ambev, de 1997 até agosto/2017. Simulação feita comprando a máxima, na mínima e aleatoriamente em cada mês. É a isso que o Bastter se refere.
    Que legal isso. Comprei durante um tempo 200 reais todos mês em ABEV3 até completar dois lotes inteiros (duzentas ações) e agora estou com a mesma estratégia para WEGE3. Minhas próximas serão GRND3 e EZTC3

Membro
    Registro
    Jul 2013
    Verdinhas antigas
    580
    Verdinhas
    582

Padrão

Pessoal,

onde vocês compram e quais os custos envolvidos? Mensalidade, custo por operação etc...

Membro
    Registro
    Oct 2014
    Verdinhas antigas
    55
    Verdinhas
    59

Padrão

Só passando pra recomendar outros livros sobre o assunto:
    Investindo em ações no longo prazo - Jeremy Siegel
    Valuation. Como precificar ações - Alexandre Póvoa (ainda não cheguei na metade desse livro, mas me parece muito bom)

Citação Citando lcssanches Ver mensagem
    Pessoal,

onde vocês compram e quais os custos envolvidos? Mensalidade, custo por operação etc...
    Pra negociar ações, tem que abrir conta em corretora. Os custos variam conforme a corretora, mas a maioria que vi custa entre R$5 e R$20 por ordem de compra ou venda. Algumas cobram também uma taxa para manter suas ações, mas isentam da taxa se vc fizer um número mínimo de operações no mês. Enfim, tem que pesquisar e ver qual é mais vantajoso para o que vc pretende fazer.

Membro Avatar de Freud
    Registro
    Oct 2014
    Verdinhas antigas
    941
    Verdinhas
    947

Padrão

Pessoal,

Eu faço investimento programado pelo Rico. 0,50 de corretagens para cada 100 reais investidos. Compro todo dia 20.
    http://blog.rico.com.vc/aplicacao-automatica-dinheiro

Membro
    Autor do tópico
    Registro
    Dec 2003
    Verdinhas antigas
    255
    Verdinhas
    331

Padrão

Citação Citando Bolores Ver mensagem
    Só passando pra recomendar outros livros sobre o assunto:
    Investindo em ações no longo prazo - Jeremy Siegel
    Valuation. Como precificar ações - Alexandre Póvoa (ainda não cheguei na metade desse livro, mas me parece muito bom)
    Ótimas lembranças! Já li o do Siegel também e realmente é ótimo, gostei muito de toda a análise histórica e os dados contidos no mesmo.

Membro
    Registro
    Jul 2015
    Verdinhas antigas
    152
    Verdinhas
    159

Padrão

mas segundo esse site, o cdi ganhou da ibovespa na maioria dos anos

http://minhaseconomias.com.br/blog/i...ais-em-20-anos

Membro
    Registro
    Jul 2013
    Verdinhas antigas
    580
    Verdinhas
    582

Padrão

Citação Citando Freud Ver mensagem
    Eu faço investimento programado pelo Rico. 0,50 de corretagens para cada 100 reais investidos. Compro todo dia 20.
    http://blog.rico.com.vc/aplicacao-automatica-dinheiro
    Achei essa página https://www.rico.com.vc/planos-corretagem

Meio caro para fazer daytrade com valores baixos. Acho que deve ser uma das mais baratas mas não deve compensar (na maioria das operações) abaixo de 1000 reais.

Membro
    Registro
    Jan 2017
    Verdinhas antigas
    2281
    Verdinhas
    2294

Padrão

Pessoal, não entendo nada de bolsa de valores, mas tenho um dúvida de curioso. Essa história de "investir em boas empresas" só funciona pois as outras pessoas tem a mesma estratégia, correto? Afinal, o preço das ações (e por consequência sua valorização) depende de pessoas querendo comprar determinada ação, certo? A empresa pode ser a melhor do mundo, se ninguém está querendo comprar ação dela, a ação vai desvalorizar. Esse pensamento é correto?

Membro Avatar de legacy
    Registro
    Apr 2015
    Verdinhas antigas
    672
    Verdinhas
    683

Padrão

Citação Citando Stirling Ver mensagem
    Pessoal, não entendo nada de bolsa de valores, mas tenho um dúvida de curioso. Essa história de "investir em boas empresas" só funciona pois as outras pessoas tem a mesma estratégia, correto? Afinal, o preço das ações (e por consequência sua valorização) depende de pessoas querendo comprar determinada ação, certo? A empresa pode ser a melhor do mundo, se ninguém está querendo comprar ação dela, a ação vai desvalorizar. Esse pensamento é correto?
    Corretissimo
  22. You are not born a winner; you are not born a loser. You are born a chooser.

Membro
    Registro
    Jul 2016
    Verdinhas antigas
    236
    Verdinhas
    240

Padrão

Citação Citando maichef Ver mensagem

O que mais tem no ibovespa é empresa ruim. Nossa bolsa é muito pequena então fica meio difícil tomar o Ibovespa como referência.

Membro Avatar de Freud
    Registro
    Oct 2014
    Verdinhas antigas
    941
    Verdinhas
    947

Padrão

Achei essa página https://www.rico.com.vc/planos-corretagem

Meio caro para fazer daytrade com valores baixos. Acho que deve ser uma das mais baratas mas não deve compensar (na maioria das operações) abaixo de 1000 reais.
    So uso a Rico para investimento programado, para trade uso Novafutura.

Membro
    Registro
    Jun 2004
    Verdinhas antigas
    1062
    Verdinhas
    1095

Padrão

Analisar o ibovespa não quer dizer muita coisa. Lá tem empresas boas e empresas ruins, e o resultado não pode ser muito diferente. Agora, analise o crescimento de um índice apenas com empresas boas e terá uma surpresa totalmente diferente.

Membro
    Autor do tópico
    Registro
    Dec 2003
    Verdinhas antigas
    255
    Verdinhas
    331

Padrão

Outros já responderam, mas um dos intuitos de aplicar a análise fundamentalista aos investimentos é justamente ser capaz de selecionar boas empresas que possam render ótimos frutos no futuro. O Bovespa realmente é um índice que inclui empresas de todos os tipos, muitas delas "micos" que acabam puxando o rendimento geral pra baixo.

Membro Avatar de Boleto Vencido
    Registro
    Nov 2014
    Verdinhas antigas
    122
    Verdinhas
    124

Padrão

Alguns já devem saber, mas a Mirae está com uma promoção de R$ 0,99 a corretagem até o fim do ano. Atualmente utilizo a Modalmais no plano universitário. R$ 4,99 por ordem.

Membro Avatar de ZCC
    Odiadores...!
    Registro
    Dec 2003
    Blogs
    1
    Verdinhas antigas
    17552
    Verdinhas
    17817

Padrão

Curto prazo é irracional, então como as compras são pequenas e regulares, realmente preço não importa muito, apesar de que às vezes, por experiência, torço o nariz ao comprar uma ação.

A título de curiosidade, tenho PETR4 comprada a 20 e poucos reais, tenho a 4 reais e no final das contas "sai na urina". Preço de cotação afeta a compra pois vou jogando mais ou menos o mesmo valor por papel a cada compra (valor total da compra). Simplesmente classifico meus papéis na corretora por valor total e compro quem ficou pra trás.

E dou uma garibada rápida nos fundamentos antes de cada compra. De tempos em tempos que faço um revisão mais a fundo, lembrando sempre do KISS - Keep it simple stupid
    Última edição por ZCC : 30-08-2017 às 11:32
  29. Localizador de posts Rev.: 2.0 ...
    Citação Citando Chimbinha Ver mensagem
    O solteiro vive como um rei e morre como um cão. O casado vive como um cão e morre como um rei.

Membro
    Registro
    Jul 2013
    Verdinhas antigas
    580
    Verdinhas
    582

Padrão

Citação Citando Freud Ver mensagem
    para trade uso Novafutura.
    12 reais por ordem? Tipo, coloco uma ordem de compra TAXA 12 reais, coloco ordem de venda TAXA 12 reais (https://novafutura.com.br/mercado-de-acoes/)?

Isso? para eu comprar e vender sou cobrado em 24 reais?

To viajando nessas taxas, alguém pode explicar?

Página 1 de 60 1231151 ... ÚltimaÚltima

Compartilhar

Permissões